Criação e venda de caracóis em Portugal é uma realidade

A criação de caracóis anda a «passo de caracol» num país de grandes apreciadores, mas estes moluscos são já 1,5 milhões prontos a serem consumidos na maior exploração do país, na Corujeira, Torres Vedras, noticia a Lusa.
A cultura de caracóis (helicicultura) está a desenvolver-se e a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal, onde os preços de venda ao público chegam a ser idênticos aos do camarão.
A «Esgargots Oeste», constituída em 2005, contribui com doze a quinze toneladas praticamente só para a Grande Lisboa, sendo já a maior concentração de caracóis do país, espalhados por um hectare de terreno.
Aqui encontram-se as chamadas caracoletas «Helix Gros Gris e Helix Aspersa», de aspecto castanho e de tamanho grande (até 40 gramas).
Além da criação de caracóis adultos para venda, este parque é o primeiro do país a reproduzir moluscos bebés, para potenciar a produção no país e satisfazer as necessidades de consumo. Por ano estima-se que sejam consumidas 42 mil toneladas de caracóis em Portugal.
Os 20 mil reprodutores da exploração são responsáveis pelo nascimento de cinco milhões de bebés em cada ano.
Carlos Candeias, um dos sócios, considera que esta é já a «maior sala de sexo de caracóis do país» para potenciar toda a produção destes moluscos em Portugal. Se o projecto de ampliação da exploração for concretizado, poderá vir a tornar-se na maior da Europa, atingindo os 100 mil.

«Lentos» a acasalar
Apesar de terem uma esperança de vida curta (um ano) e serem «lentos» a acasalar, o que acontece só nos meses de Novembro a Março, acabam por se reproduzir em grande número. São hermafroditas e, por outro lado, podem pôr 80 ovos por cada postura e a fase de gestação demora apenas um mês.
Muitos milhares são vendidos a criadores. Uma encomenda de mil caracóis bebés (0,032 gramas cada um) chega a custar dez euros.
No entanto, a maioria acaba por ser criada na exploração para o consumo alimentar, em petiscos. Ao fim de cinco meses, são considerados caracóis adultos, estando em condições de ir parar ao prato do consumidor.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...