Evolução dos caracóis

O que é a evolução?

A evolução é a mudança das características herdadas encontradas numa população que ocorreu ao longo de gerações. A evolução é um processo lento e gradual, mas nos 3.500.000.000 anos desde que começou a vida na Terra, houve muito tempo para se produzir a grande diversidade de vida que vemos hoje a partir de um antigo ancestral comum partilhado por todas as espécies vivas.

O que é uma adaptação?

Uma adaptação é uma característica herdada que melhora a probabilidade de sobrevivência e reprodução de um organismo em circunstâncias especiais ou num ambiente particular. Por exemplo, existe normalmente uma maior frequência de conchas escuras nas populações de Cepaea que vivem em habitats sombrios tais como florestas do que em habitats abertos, como pastagens. Pensa-se que é assim porque as cores da casca que combinam com o fundo (mais escuro na sombra habitats) proporciona uma melhor camuflagem das aves que comem os caracóis. A cor escura da casca em habitats sombrios é, portanto, uma adaptação a estes habitats e cor clara da casca é uma adaptação aos habitats abertos.

O que é a selecção natural?

A selecção natural é o mecanismo pelo qual a evolução produz a adaptação É o processo pelo qual as características herdadas, que melhoram a probabilidade de um indivíduo deixar descendentes, aumentam ao longo das gerações à custa de outras características menos vantajosas.

O que é o efeito fundador?

Algumas populações são iniciadas por um pequeno número de indivíduos cujos descendentes, em seguida, partilham todos das características herdadas dos poucos antepassados iniciais. Uma vez que Cepaea são hermafroditas, um caracol apenas pode fundar uma nova população, se tiver acasalado antes de chegar a um novo local. Embora muitas populações de Cepaea sejam polimórficas, algumas podem conter apenas um ou dois morfos devido ao efeito fundador. Isto é particularmente visto fora do leque de nativos de Cepaea, tais como em populações que tenham sido introduzidas em N. América.

Porque são utilizados os Cepaea para os estudo sobre evolução?

Cepaea são organismos modelo muito bons para o estudo da evolução na natureza, porque 'transportam seus genes nas costas'. Mais precisamente, pode registar a composição genética de uma população olhando para as características da casca. Estas características são adaptativas e variáveis em Cepaea, de modo que é possível olhar para os efeitos da seleção natural. Devido a estas vantagens, existe um grande conjunto de dados de informações históricas sobre populações de Cepaea que temos agora a possibilidade de utilizar como linha de base para a investigação do Evolução MegaLab.

Porque é que as populações de Cepaea são polimórficas?

Excelente pergunta! (Que é uma forma de dizer de um cientista 'nós não sabemos exactamente'). A resposta é que a probabilidade dos polimorfismos da concha estão sujeitas a uma variedade de fontes de selecção natural diferentes (por exemplo, aves e clima) e que estas variam muito numa escala local, provavelmente, até mesmo dentro dos próprios habitats.

Qual é a base genética do polimorfismo da concha de Cepaea?

É um pouco complicado! A versão simplificada é a seguinte: A cor da casca é controlada por um locus genético chamado C, que possui alelos para as conchas castanho, rosa ou amarelo nessa ordem de dominância (castanho > cor-de-rosa > amarelo). Outro locus chamado B tem dois alelos que controlam a presença / ausência de bandas (ausência domina a presença). Os loci A C e B estão ligados (no mesmo cromossoma).
Um terceiro locus chamado U, que não está ligado a C ou B, tem dois alelos: uma banda única na posição média e 5-bandas. O primeiro é dominante relativamente a este último.
São dados mais detalhes de genética num artigo de revisão escrito especialmente para o Evolution MegaLab pelo Prof. Laurence Cook (link abaixo).
Genetics of Cepaea

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...