Protecção dos caracóis elogiada pela UE


Trabalho da RAM na preservação da espécie mereceu nota positiva da Comissão Europeia
Protecção dos caracóis elogiada pela UE
Paulo Oliveira realçou que os projectos de preservação de espécies emblemáticas como o lobo-marinho ou a freira da Madeira servem de “guarda-chuva” para outras espécies, neste caso«Sem falsas modéstias«, o director do Parque Natural da Madeira refere que a Região tem feito um bom trabalho na protecção das espécies que compõem a biodiversidade regional.
, os caracóis de terra.
O trabalho desenvolvido pela Região Autónoma da Madeira na protecção dos caracóis de terra nos últimos dez anos mereceu uma nota positiva por parte da Comissão Europeia. Nota essa que se destaca num cenário muito preocupante em relação à sobrevivência de outras espécies.
Num comunicado de imprensa da CE, são manifestadas preocupações devido ao «declínio alarmante dos peixes de água doce, moluscos e plantas», como revelam novos trabalhos de investigação publicados ontem sobre o património natural da Europa. Após ter sido feita uma análise muito preocupante às espécies ameaçadas de extinção, a Comissão Europeia aponta alguns exemplos positivos e, a este nível, destaca o trabalho desenvolvido no controlo das espécies invasoras, que resultam também na protecção dos caracóis de terra ameaçados na Região nos últimos dez anos.
Instado a se pronunciar sobre a nota positiva deixada pelos técnicos europeus, o director do Parque Natural da Madeira admite, «sem falsas modéstias», que de facto a Região tem feito um bom trabalho na protecção das espécies. Paulo Oliveira sublinhou que «as medidas de conservação da natureza que têm sido tomadas na Região visam proteger a biodiversidade» e que, nesse sentido, há uma maior atenção às espécies «emblemáticas como o lobo-marinho, a freira da Madeira, o pombo-torcaz». Mas, realçou, «por baixo desse “guarda-chuva”, há toda uma biodiversidade que também é protegida. Obviamente que os caracóis estão incluídos nestas espécies invisíveis e que acabam por ser protegidas de uma forma directa, por estarem dentro das áreas protegidas» pelos projectos desenvolvidos na Região, como o “Life” (exemplificando o exemplo do projecto para os Ilhéus no Porto Santo, com um trabalho directo na protecção de uma espécie de caracol de terra). Ou seja, para além dos benefícios que a espécie acolhe por via dos projectos mais emblemáticos, são também desenvolvidos programas de protecção directa aos caracóis de terra na Região.
 
Paula Abreu in jornaldamadeira.pt
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...