Mais curiosidades sobre os Caracóis

snail eye
Olho de caracol
É difícil imaginar um caracol a fazer atividades regulares que outras criaturas terrestres e marítimas podem fazer, pois eles parecem ter apenas um pé, uma concha e uma pista de muco. 
Mas todos os tipos de caracóis possuem olhos, mesmo que você não possa vê-los, e eles não são sempre no mesmo local. Os caracóis terrestres possuem os olhos na ponta dos tentáculos que se projetam para fora de suas cabeças. Em contraste, os olhos do caracol do mar estão na base dos seus tentáculos. Além disso, os olhos de um caracol do mar são fixos, mas os de um caracol terrestre pode mover-se de um lado para o outro e para cima e para baixo. Caramujos e caracóis também diferem na forma como respiram. O terrestre respira através do uso do pulmão, que está localizado na cavidade do manto, mas os caracóis do mar usam guelras localizadas nas cavidades do manto.


Radula de Caracol
Rádula do Caracol


Praticamente todos os caracóis são capazes de comer pelas radulas, que são órgãos rígidos que se assemelham a pequenas línguas. Radulas têm fileiras de dentes, que podem chegar aos milhares, dependendo do caracol. Quando estes dentes começam desgastar-se, nascem dentes novos para substituí-los. O caracol na verdade não mastiga os alimentos. Este tipo de molusco vez disso, usa suas radulas rasgar, e triturar os alimentos. Existem milhares de diferentes espécies de caracóis e comem uma grande variedade de alimentos. Alguns caramujos comem as plantas, outros comem animais e insectos. Os caracóis podem ser predadores ou parasitas.





Ovos de Caracol
Ovos de Caracol
Ambos os caracóis terrestres e marítimos caramujos põem ovos. O caracol põe os ovos dentro de um pequeno buraco que escava no solo. Durante um período de alguns dias, um caracol pode colocar até 100 ovos, e ele leva de duas semanas a um mês para que os ovos choquem. A maioria dos caramujos jovens, entretanto, são mortos por predadores antes de atingirem a idade de um ano. Por outro lado, os caracóis do mar depositam os ovos no fundo do oceano. Alguns caracóis do mar põem vários milhares de ovos num período de poucos dias, no entanto, tal como acontece com os ovos dos caracóis terrestres, a maioria dos ovos do caracol do mar são comidos por predadores.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...