Caracóis são muito nutritivos

Rico em proteínas, pobre em gorduras e calorias, o caracol é um bom alimento em casa ou no restaurante.


Em França, são conhecidos por escargots. Em Portugal, são caracóis ou caracoletas, consoante o tamanho. Constituídos por água, ricos em proteínas e pobres em gorduras, os caracóis são um alimento nutritivo.
Calorias a acompanhar
Pesquisámos em laboratório o valor nutricional de 100 gramas de caracóis cozidos em água e comparámos com os vendidos em restaurantes já cozinhados. Não encontrámos diferenças significativas entre os dois modos de preparação.

A água é o principal constituinte do caracol. É ainda um alimento rico em proteínas e pobre em gorduras. Contém sais minerais, como magnésio, ferro e zinco que garantem a saúde do organismo.
Mesmo os caracóis cozinhados em restaurantes têm um baixo valor calórico: cerca de 100 kcal por 100 gramas. A forma como são confecionados não altera as suas calorias, mas o acompanhamento da refeição, como cerveja ou pão, já faz a diferença.
De Marrocos para Portugal
A maioria dos caracóis à venda são oriundos de Marrocos. A pouca criação que existe no nosso país é, sobretudo, de caracoleta.

Comprado a cerca de 1 euro por quilo, em Marrocos, são vendidos por um preço bastante superior nos cafés e restaurantes. Uma dose, equivalente a um prato de sobremesa, custa cerca de 5 euros. Nos mercados e lojas são vendidos vivos entre € 3 e € 5 por quilograma.


Como preparar e degustar sem riscos
  • Ao cozinhar caracóis em casa, tenha cuidado com a limpeza dos mesmos, dado o seu pé estar em constante contacto com o chão. Comece por retirar, com a ponta de uma faca, o opérculo, ou seja, uma formação calcária que tapa a abertura da concha.
  • Verifique se o animal está vivo. 
  • Lave os caracóis com água morna e sal. Repita a operação várias vezes, mudando sempre a água. Coloque-os numa panela com água e cozinhe-os em lume brando. Depois de cozidos, escorra-os.
  • Ponha os caracóis de novo numa panela com água. Tempere com sal, alho, cebola, orégãos, margarina e, se gostar, piripíri ou presunto. Deixe cozer cerca de 40 minutos.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...