Benefícios do consumo de caracóis



O consumo de caracóis remonta ao Paleolítico. Existem inúmeros registos de conchas encontradas em grutas pré-históricas da orla mediterrânica, em particular na península ibérica.
Caracol Helix Aspersa Maxima
Existem muitas espécies de caracóis, por exemplo o Helix Aspersa Maxima tem um aspecto carnudo, de carne clara e muito apreciada na culinária. Facilmente extraído da concha e de sabor requintado, diferencia-se do caracol silvestre pela homogeneidade das suas características de produção: uma alimentação controlada e a rastreabilidade em todo o seu processo produtivo possibilita o indispensável controle sanitário e garante a qualidade do produto.


O consumo de caracóis é recomendado para vários tipos de doenças. 
Os aminoácidos contidos nas proteínas da carne do caracol, contribuem para a reconstituição da integridade dos tecidos gástricos e, portanto, para a cura da úlcera. Por ser um alimento rico em cálcio e ácidos gordos, polinsaturados, é também recomendado nos casos de raquitismo e no combate ao colesterol. O alto teor de sais minerais e ferro, revelam-se úteis durante a gravidez e amamentação. Pobre em lipídos, são indicados para aqueles que sofrem do fígado e obesidade.

O valor calórico por 100g de carne de caracol varia entre as 60 e as 80 Kcal. 
Os caracóis são maioritariamente compostos por água (70-85%), sendo pobres em gordura (0,3-0,8%) e com um teor proteico entre 13 e 15%. São relativamente ricos em minerais, sobretudo em Cálcio, contendo também Ferro, Magnésio, Cobre e Zinco.

Se você tem alguma experiência nesta área, temos certeza que um monte de pessoas que lêem este blog gostariam de aprender consigo.
Por outro lado, se o que pretende é obter informações ou ajuda, não hesite em nos contactar e faremos tudo o que esteja ao nosso alcance para o ajudar.
Por favor, deixe um comentário ou partilhe esta oportunidade com um amigo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...