Criação de caracóis - O resumo supremo !

Você já deu mil e uma voltas à cabeça pensando num part-time fácil e acessível que não exija muito trabalho para ganhar alguns cobres extra?

Não, eu não estou louco...  Continue a ler e descubra.

No mundo, há uma grande procura de caracóis para consumo humano (consulte as estatísticas), mas apenas dois tipos de caracóis (dos 100 existentes) são ideais para ser comidos.
Pense bem, esses moluscos viscosos que rastejam pelo jardim ou pátio da sua casa e que podem até tornar-se numa praga, podem ser o negócio da sua vida!

No início do século XX, devido à procura de caracóis e seu valor económico foi aumentando.
Alguns pioneiros fizeram as primeiras tentativas de criação digna desse nome, ou seja, controlando todas as etapas do caracol, incluindo a produção de descendência.
Actualmente, pode-se falar da criação caracóis terrestres como uma actividade zootécnica reconhecida internacionalmente, apesar da variedade de sistemas de produção existentes:

Sistema misto: mais produtivo e fiável é proclamado como o único método de criação economicamente rentável. Um ciclo de produção entre Janeiro e Outubro, que por simulação de condições atmosféricas com infraestruturas adequadas permite obter uma reprodução no inverno para completar engorda durante a primavera, verão e início do outono.

Sistema intensivo: em teoria seria o mais produtivo, mas até agora apresenta muitas dificuldades na fase de engorda. O seu esquema de trabalho, optimizado e técnico, permitiria produzir criação todos os meses do ano ao contrário de outros sistemas que conseguem uma única produção anual.



Sistema completo do ciclo de vida: o mais natural, praticado em clima aberto sem alterar o ciclo de vida natural. É muito pouco produtivo e demorado alongando-se para cerca dos 18 meses.



Vamos falar de negócios


Qual é a quantidade mínima de dinheiro necessária para começar a produção?

O mínimo capital necessário para iniciar a criação de caracóis está directamente relacionado com o dinheiro que você precisa para construir o viveiro e gerar o seu retorno.
Você tem que se lembrar que a criação de caracóis, como qualquer outra produção agrícola, exige o cumprimento de ciclos biológicos do animal em questão. Estes ciclos exigirão mais ou menos tempo, dependendo das condições ambientais, naturais ou artificiais, onde os caracóis são criados. Obviamente, não é o mesmo criar os caracóis de acordo com as condições ambientais e disponibilidade de alimentos existentes no campo do que fazê-lo em estufas controladas, onde as condições de conforto, de temperatura, humidade, quantidade de luz e alimentos são equilibrado e direccionados exclusivamente para potenciar a criação.
Um produtor faz sua primeira "colheita" de caracóis entre oito meses e um ano após o início da exploração. Daí que o critério de quanto você precisa investir para começar depende do tempo que pode esperar para recuperar o investimento inicial. Por isso, é impossível dizer o mínimo.

Existem diferentes sistemas de cultura de caracóis, estes variam desde a criação extensiva para o campo (ciclo completo) até aos viveiros que condicionam todas as fases de vida do molusco, durante todos os estágios intermediários. Os custos são tão variáveis ​​quanto os sistemas de criação.


De quanto espaço preciso para criar caracóis?


Mais uma vez, cada tipo de criação, dependendo de sua complexidade, apresenta diferentes rendimentos. Isto está directamente relacionado com a quantidade de espaço usado para uma determinada quantidade de moluscos num determinado momento. Quando se fala em sistema intensivo os rendimentos são mais elevados e exige menor superfície, mas essa área acaba por sair muito mais cara porque você tem que controlar a temperatura, humidade e quantidade de luz/hora desse ambiente. 

Ao contrário do sistema de ciclo de vida completo, também chamado de sistema italiano, onde a superfície do solo é muito grande, mas apenas exige um campo semeado.


Resumindo, você pode precisar de um campo de 300 hectares ou apenas do seu próprio quintal. Tudo depende das suas ambições.



E que tipo de instalações são necessárias para a produção de caracóis?




Você pode usar qualquer tipo de espaço físico como estufas, celeiros, barracões, estábulos, etc. 
Mas lembre-se que, como o caracol requer luz, todas as estruturas não transparentes exigem maior consumo de energia.





Que tipo de alimentação se deve dar aos caracóis?
Ração para caracóis

Os caracóis podem comer plantas ou ração específica. Estas últimas implicam maiores custos, como é evidente, mas sendo mais equilibradas poderão proporcionar melhores resultados.




Quais são as temperaturas ideais para a criação de caracóis ?


A temperatura óptima de conforto para o caracol durante o ciclo activo é entre 15 e 22 º C. 

E em períodos de hibernação é necessário ter cerca de 7 ° C. 
Obviamente o produtor deve procurar que os caracóis se mantenham frequentemente num ambiente com a temperatura à vida activa. Você deve estar ciente que os caracóis crescem e se reproduzem apenas durante esse período.


Onde posso obter os caracóis para iniciar a sua criação ?

Porque essa produção no nosso país ainda não está muito desenvolvido pode optar pela compra de alevins ou tentar a colecta selvagem.

A quem posso vender os caracóis que crio?

Basicamente, existem duas formas de venda da produção de caracóis: Ou vende directamente a bares, restaurantes, supermercados e particulares, ou então vende a sua produção a um intermediário , ou seja, a quem compra com o propósito de reunir um volume suficiente (de toneladas) para exportar para outros mercados.

É rentável produzir e vender caracóis ?

Tudo depende da forma como os produtores gerem a sua própria exploração . De acordo com estudos de custos económicos realizados a criação de caracóis bem gerida é uma das mais rentáveis ​​actividades agrícolas que existem hoje. Quando se trata de contabilizar lucros devemos ter em mente que para ganhar dinheiro em primeiro lugar temos que ter recuperado o investimento inicial e as receitas provenientes da venda de caracóis demoram pelo menos um ciclo de vida deste animal, ou seja, entre 8 a 12 meses desde o início da operação .

E o que fazer ao cócó de caracol ?



As fezes do caracol, em espiral e secas, não têm qualquer mau cheiro e são completamente naturais.
São ideais como adubo para hortaliças (alface, couve, etc.) e algumas frutas (amêndoas, framboesas, etc.)








Espécies de caracóis

De todas as espécies de caracóis a mais fácil de criar em cativeiro é a Helix aspersa (caracol de jardim), que está possui óptimas qualidades tais como casca dura, o tamanho médio de 3 a 4 centímetros de diâmetro e pesando aproximadamente 6 a 10 gramas.
A dieta do Helix aspersa em sistema intensivo baseia-se basicamente em ração concentradas com excepção dos primeiros três meses de vida em que devem alimentar-se de vegetais.

Períodos de alta produção

De Setembro a Março são os meses em que há mais abundância de caracol, pelo que é a melhor fase de produção, mas de Abril a Agosto é a nossa época de maior consumo, diminuindo assim os valores exportação.




Se você tem alguma experiência nesta área, temos certeza que um monte de pessoas que lêem este blog gostariam de aprender consigo.
Por outro lado, se o que pretende é obter informações ou ajuda, não hesite em nos contactar e faremos tudo o que esteja ao nosso alcance para o ajudar.

Por favor, deixe um comentário ou partilhe esta oportunidade com um amigo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...