Ele é o rei dos caracóis

Belmiro Domingos dedica-se de corpo e alma à causa dos caracóis e quer constituir uma Confraria
Belmiro Domingos dedica-se de corpo e alma à causa
 dos caracóis e quer constituir uma Confraria


Há já quem lhe chame o rei dos caracóis e a sua fama vai sendo "degustada" por vários pontos do país.
 Belmiro Domingos dedica-se agora de corpo e alma à causa dos caracóis e quer constituir a Confraria dos ditos.
Belmiro Domingos é natural de Matos, freguesia de Cernache do Bonjardim, e está a promover a "Volta a Portugal em Caracol". Até 27 de Julho promove uma feira no jardim do Clube de Cernache. Depois vai para a Covilhã e para Viseu. Mas, entretanto, já levou este tipo de gastronomia a Aveiro e Coimbra.
A fama de cozinheiro exímio dos pachorrentos moluscos vem desde há cinco anos. Publicitário de longa data, Belmiro Domingos dedica-se agora à causa dos caracóis e pretende constituir a respectiva Confraria, a qual ficará sedeada em Cernache do Bonjardim (Sertã). "Neste momento estamos a preparar os estatutos e no próximo ano iremos anunciar a sua constituição", diz, enquanto adianta que outro dos seus objectivos "passa por abrir uma casa em Lisboa, onde haverá caracóis o ano todo, à semelhança do que acontece em França".
Para quem gosta de uma boa "caracolada" Belmiro Domingos apresenta 12 pratos diferentes, a saber: caracol tradicional, caracoleta grelhada, caracol frito (leva um molho de alho frito e louro que nos obriga a lamber as mãos), caracol à pescador, caracol de caril (preparado à semelhança do frango de caril), caracol à helicicultor, feijoada de caracol, escargot à francesa, caracol à D. Nuno Álvares Pereira, omeleta de caracol, fundue de caracol e para terminar uma sopinha dos ditos.
O segredo, diz,  é "a maneira como se preparam. A limpeza é muito importante e tudo começa aí". Depois, acrescenta, "há que ter muita paixão, alguma inovação e uma boa dose de transpiração, que tudo isto obriga a muito esforço".
No entender de Belmiro Domingos, esse esforço está a ser recompensado. "Este evento que estou a promover no centro do país é o maior a nível nacional. A adesão está a ultrapassar as expectativas. Vem gente de propósito de Lisboa, Porto e de outros pontos de Portugal para provarem as nossas iguarias", reforça com orgulho.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...