InfoCaracol


  • Os caracóis terrestres possuem dois pares de tentáculos e os olhos situam-se no topo do segundo par. 

  • As conchas variam muito de tamanho sendo que a espécie africana Achatina achatina chega a medir 27 cm.  Em contraposição existem espécies cujas conchas medem menos que 1 cm. 

  • É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles alimentam-se de diversos tipos de plantas. As poucas espécies carnívoras alimentam-se de minhocas, ou de outros caracóis e lesmas. 

  • Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo húmido mas não encharcado, e são difíceis de ser observados durante o dia pois 99% das suas actividades ocorrem durante a noite.  Duas a três horas após o anoitecer os caracóis já podem ser observados em actividade  


  • Em escavações arqueológicas foram encontradas conchas de caracóis assadas, indicando que o homem já utilizava estes animais como alimento desde a pré-história. 

  • O melhor exemplo de caracol comestível é o Helix aspersa ou Helix pomatia, ainda pouco divulgado nos restaurantes brasileiros e no continebte americano, mas há muitas décadas consumido na Europa, especialmente na França mas tendo-se estendido à maioria dos restante países europeus. 

    O caramujo-gigante-africano (Achatina fulica)
  • O caramujo gigante africano (Achatina fulica), cujos adultos chegam a medir entre 15 e 20 cm de altura, 10 a 12 cm de comprimento e pesar cerca de 200 g, é apreciado em muitos países. No entanto, essa espécie, que foi introduzida em diversos países pelo próprio homem, tornou-se uma praga que destrói totalmente diversas culturas, jardins e hortas. O caramujo-gigante-africano, em vida livre, transmite o verme Angistrongylus cantonensis, que causa a angistrongilíase meningoencefálica, doença que afecta o sistema nervoso central.
Se você tem alguma experiência nesta área, temos certeza que um monte de pessoas que lêem este blog gostariam de aprender consigo.
Por outro lado, se o que pretende é obter informações ou ajuda, não hesite em nos contactar e faremos tudo o que esteja ao nosso alcance para o ajudar.
Por favor, deixe um comentário ou partilhe esta oportunidade com um amigo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...