Ravioli de Caracol - Uma receita de caracois diferente

Acha que sabe fazer caracóis?


Cozinhar um gastrópode não é para todos, pelo menos para conseguir o toque que os torna num dos petiscos preferidos dos portugueses.
No entanto Franceses e Marroquinos cozinham os caracóis de forma diferente. Saiba como.


Experimente você mesmo fazer os seus caracóis, pode optar pela receita convencional ou, se já for um cozinheiro experiente, tentar reproduzir a receita francesa de Ravioli de Caracol com suco de agrião e caviar de caracoleta. Aqui vos deixamos ambas.

Receita de caracóis à portuguesa:

Ingredientes:
- 2 kg de caracóis
- 80 g de alho
- 60 g de cebola
- 2 cubos de caldo de galinha
- 2 a quatro malaguetas (a gosto)
- Orégãos em rama
Preparação:
Lave bem os caracóis em água corrente antes de começarem a ser cozinhados. Certifique-se de que todos os animais estão vivos antes de os meter no tacho, retire as 'tampinhas' que fecham a casca, caso necessário.
Coloque- os num tacho largo e cubra-os com água até uma altura de dois dedos acima do nível dos caracóis. Deixe-os durante dez minutos até saírem todos da casca. Inicie a cozedura em lume brando, sem os temperos, que só deve adicionar depois de os caracóis terem morrido.
Após colocar todos os ingredientes, deixa-se cozinhar até levantar fervura. O molho só deve ferver durante três a quatro minutos. Os orégãos em rama são mergulhados durante a fervura e retirados mal se apaga o lume. Deve deixar os caracóis a repousar durante dez minutos antes de servir.

Receita de Ravioli de Caracol com suco de agrião e caviar de caracoleta


Faça o suco de agrião:
Deixe alourar cebola na manteiga, numa frigideira. Adicione talos de agrião e cozinhe alguns minutos. Adicione caldo de galinha. Frite 10 minutos. Adicione as folhas de agrião e cozinhe por 1 minuto. Misturar imediatamente para manter a cor.
ravioli di caracoli
Ravioli de Caracóis


Faça o ravioli:
Escorra e salteie os caracóis em espuma de manteiga. Adicione o alho picado e salsa fora do calor. Deixar arrefecer. Juntar ao ravioli os caracóis e adicionar um pouco de puré de batata misturando com gemas de ovo para engrossar. Cozinhe os raviólis por 3 minutos em água fervente.

Montagem:
Organize o ravioli em pratos de sopa quentes. Despeje o suco de agrião. Adicione um pouco de caviar de caracol e decore com algumas folhas de agrião. 
Ovos de caracol
Caviar Branco (Ovos de caracol)

Atenção ao caviar de caracol: cada caracoleta põe apenas uma vez por ano uma centena de ovos(cerca de 4 gramas). Para produzir um quilo de caviar de escargots, são precisas cerca de 260 caracoletas. É um produto raro daí o seu preço ser bastante elevado (entre 1600 e 2000 euros por quilo). 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...