Aegista diversifamilia, nova espécie de caracóis

Cientistas escolheram o nome 'Aegista diversifamilia' para nova espécie.
Para os autores os caracóis hermafroditas representam diversidade sexual.

Cientistas da Universidade Nacional Regular de Taiwan resolveram manifestar seu apoio à luta pelo direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo de uma forma inusitada. Deram a uma nova espécie de caracol o nome de Aegista diversifamilia, em uma referência à diversidade de famílias possibilitada pelo casamento igualitário.
Nova espécie de caracol recebe nome que homenageia
 o casamento gay: 'Aegista diversifamilia' 

A descoberta da nova espécie foi publicada esta semana na revista científica "Zookeys".

Até hoje, essa espécie era confundida com aAegista subchinensis, caracol descrito em 1884 e amplamente distribuído em Taiwan. Um dos autores do estudo, Yen-Chang Lee, percebeu em 2003 que havia diferenças entre os exemplares encontrados no leste e no oeste de Taiwan.

A partir dessa observação, pesquisadores fizeram uma análise morfológica e aplicaram marcadores moleculares para verificar se havia diferenças entre os caracois das duas regiões. Os resultados mostraram que realmente se tratavam de espécies diferentes.

Na hora de nomear a nova espécie descoberta, surgiu a ideia de homenagear a diversidade das famílias. "Quando estávamos preparando o manuscrito, era um período em que Taiwan e muitos outros países e estados estavam lutando pelo reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo", diz Yen-Chang Lee.

"Isso nos lembrou que os caracois terrestres da ordem Pulmonata são animais hermafrodidas, o que significa que têm o órgão reprodutivo masculino e o feminino em um mesmo indivíduo. Eles representam a diversidade de orientação sexual no reino animal. Decidimos que talvez fosse uma boa ocasião de nomear o caracol para lembrar da luta pelo reconhecimento dos direitos do casamento entre pessoas do mesmo sexo", completa o pesquisador.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...